Tigre

ebook

By Pedro Moreira Nt

cover image of Tigre

Sign up to save your library

With an OverDrive account, you can save your favorite libraries for at-a-glance information about availability. Find out more about OverDrive accounts.

   Not today
Libby_app_icon.svg

Find this title in Libby, the library reading app by OverDrive.

app-store-button-en.svg play-store-badge-en.svg
LibbyDevices.png

Search for a digital library with this title

Title found at these libraries:

Loading...

TIGRE Textos curtos e ágeis entrecortados que tratam do cotidiano trágico submetido à persuasão, ao assédio suscitado como desplante, "desplazamiento" do bem quando invadido o íntimo como uma nova via da crueldade.
Ele é dedicado ao Charles, um cara sensacional que inovou o jornalismo com abertura de múltiplas atenções ao público leitor.
Graças a essa pessoa eu pude continuar a pensar que a comunicação através da literatura tem seu espaço no universo contemporâneo, que há poesia na vida, divertimento, estranhamento. São muitos contos, nano-contos, contos extremos, curtos e finalistas.
O conto Tigre é a história de uma mãe que resolve ir embora, se mandar desse mundo. Passam muitos anos e acontece o inesperado.
Assim, o segundo conto, por exemplo, conta a história de uma pessoa que sofre de Alergia à bondade, e a qualquer manifestação de afeto, pureza, inocência, veja esse pedaço:
"Entrou no carro por engano, sofria de alergia contra pessoas de bom caráter, o médico da prisão o avisara e ele recusou.
-Não fique entre os inocentes, pode provocar danos irreversíveis."
O Cantor de banheiro, ele só cantava maravilhosamente em pêlo, nu. O produtor que o descobriu ao acaso - um apartamento ao lado do dele -, preparou tudo para a apresentação, então segue.
O sujeito que chega em casa e diz: Mulher, vou me matar. Ela pergunta com o que faria isso, então ele... Bem, a história é absurda. Outras histórias carregam um sentimento de encontro, de perda, de comicidade em meio à crueldade. Os contos eram feitos de uma só vez: 4 entre terças e quartas-feiras (prazo final) e entregues pessoalmente na redação. Você vai se divertir, vai gostar. Digo isso com sinceridade porque sei que tive leitores que me telefonaram, outros que fizeram coleção. Teve gente que odiava, mas de um ódio singular, no entanto, veja que interessante, não perdia um dos continhos para falar dele com os colegas, amigos.
Alguns textos foram perdidos para sempre no amontoado do tempo, em meio aos arquivos do jornal.

Tigre