Tetramorfo, Os Quatro Seres Viventes do Apocalipse, Os papéis da Divindade na História da Salvação

ebook

By Alberto Canen

cover image of Tetramorfo, Os Quatro Seres Viventes do Apocalipse, Os papéis da Divindade na História da Salvação

Sign up to save your library

With an OverDrive account, you can save your favorite libraries for at-a-glance information about availability. Find out more about OverDrive accounts.

   Not today
Libby_app_icon.svg

Find this title in Libby, the library reading app by OverDrive.

app-store-button-en.svg play-store-badge-en.svg
LibbyDevices.png

Search for a digital library with this title

Title found at these libraries:

Loading...

Qual o significado dos quatro seres viventes do Apocalipse?
Quem são os seres viventes?
Os quatro seres viventes do Apocalipse - ou o tetramorfo - são os papéis da Divindade na História da Salvação (munera divinitas in historia salutis). Tanto na profecia de Ezequiel como no livro do Apocalipse segundo João, podemos ver a descrição dessas quatro figuras, que os hagiógrafos - os escritores sagrados - descrevem como seres com rostos de homem, boi, leão e águia. Seres que são apresentados em íntima relação com Deus e que em algum momento geraram certa sensação de mistério e, ao mesmo tempo, talvez das visões mais estranhas e perturbadoras da Bíblia.
Tudo na Bíblia tem seu significado, sua razão de ser, e para explicá-la é necessário analisar a história da Salvação, seu desenvolvimento, e como Deus intervém na história da humanidade em seu desejo de resgatá-la das mãos do inimigo, de Satanás, para levá-la à redenção.
Esses seres viventes são chave, reflexo e metáfora dessa tarefa à qual Deus se dedica, e expressam os mecanismos, e talvez os sistemas utilizados para esse fim ao interagir no desenvolvimento da vida humana desde os seus primórdios até o fim dos tempos. Esses mecanismos, poderíamos dizer, são o que chamamos de papéis da divindade na história da salvação. Papéis, facetas, funções que Deus interpreta e assume através do Verbo para a tarefa transcendental.

Tetramorfo, Os Quatro Seres Viventes do Apocalipse, Os papéis da Divindade na História da Salvação