Propriedades dos derivados da cannabis no tratamento do Alzheimer

audiobook (Unabridged)

By Pharmacology University

cover image of Propriedades dos derivados da cannabis no tratamento do Alzheimer
Audiobook icon Visual indication that the title is an audiobook

Sign up to save your library

With an OverDrive account, you can save your favorite libraries for at-a-glance information about availability. Find out more about OverDrive accounts.

   Not today
Libby_app_icon.svg

Find this title in Libby, the library reading app by OverDrive.

app-store-button-en.svg play-store-badge-en.svg
LibbyDevices.png

Search for a digital library with this title

Title found at these libraries:

Loading...

Os dados epidemiológicos divulgados para o ano de 2015 sobre pessoas afetadas por demência no mundo, foram de aproximadamente 46 milhões de pessoas, das quais 9,4 milhões no continente americano, 10,5 milhões na Europa, 4 milhões na África e 22,9 milhões na Ásia. Estima-se que até o ano de 2035 esses números podem dobrar.

Graças à pesquisa científica moderna, o papel protetor do sistema endocanabinoide contra doenças neurodegenerativas como a doença de Alzheimer foi estabelecido.

Portanto, os elementos por meio dos quais os canabinóides podem contribuir para minimizar o efeito que essa doença tem nas células neuronais, incluem mecanismos celulares para regular a resposta inflamatória exagerada, que é gerada como resultado da estimulação do peptídeo beta-amilóide, bem como promovendo a síntese de enzimas degradantes desta substância. A estimulação do sistema endocanabinoide por meio do uso de fitocanabinoides, como é o caso do CBD, demonstrou promover a neurogênese e desencadear mecanismos de proteção contra os danos dos radicais livres. Além disso, o Δ9-THC protege o cérebro de várias agressões neuronais e melhora os sintomas de neurodegeneração.

Conforme a literatura científica é pesquisada, torna-se cada vez mais evidente que o sistema endocanabinoide está relacionado a elementos que retardam a progressão de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer. Além disso, são atribuídas a ela outras propriedades benéficas para esses pacientes, levando-se em consideração alguns efeitos dos canabinóides, como o efeito ansiolítico, antidepressivo, neuroprotetor, orexigênico, estimulante da memória e regulador do sono.

Desta forma, o uso da cannabis medicinal é proposto como uma alternativa terapêutica de grande interesse para o controle e tratamento da doença de Alzheimer, posicionando-se no futuro como uma das formas mais eficazes e seguras de tratar ou retardar o processo degenerativo nesta patologia.

Propriedades dos derivados da cannabis no tratamento do Alzheimer