Uso de derivados da cannabis em pacientes com câncer

audiobook (Unabridged)

By Pharmacology University

cover image of Uso de derivados da cannabis em pacientes com câncer
Audiobook icon Visual indication that the title is an audiobook

Sign up to save your library

With an OverDrive account, you can save your favorite libraries for at-a-glance information about availability. Find out more about OverDrive accounts.

   Not today
Libby_app_icon.svg

Find this title in Libby, the library reading app by OverDrive.

app-store-button-en.svg play-store-badge-en.svg
LibbyDevices.png

Search for a digital library with this title

Title found at these libraries:

Loading...

Epidemiologicamente, o câncer é uma das principais causas de morte no mundo. No ano de 2018, foram apresentados 18,1 milhões de casos e 9,5 milhões de óbitos. Diante dos altos números que se projetam para o futuro com relação ao câncer, alternativas terapêuticas devem ser desenvolvidas que permitam minimizar o crescimento tumoral, bem como os efeitos adversos das quimioterapias que levam a um menor risco à vida do paciente. Atualmente não existem medicamentos específicos para inibir o crescimento do tumor ou o controle absoluto da dor em pacientes com câncer terminal.

Graças à pesquisa científica moderna, o papel antitumoral do sistema endocanabinóide nas doenças do câncer foi estabelecido, bem como o alívio de outros sintomas com os tratamentos convencionais. O sistema endocanabinóide tem atividade modulatória emergente sobre proteínas e fatores nucleares que regulam a proliferação, diferenciação e sobrevivência celular. Portanto, é possível pensar que esse sistema está envolvido no controle de processos homeostáticos fundamentais e na transformação neoplásica. Canabinóides e endocanabinóides naturais, bem como agonistas CB1 sintéticos e outras moléculas que exibem atividade canabinóide agonista indireta, como transporte de endocanabinóides e inibidores da degradação de canabinóides, mostraram limitar o crescimento tumoral e a progressão de vários tipos de câncer devido à inibição da motilidade celular.

Portanto, o uso da cannabis medicinal surge como uma excelente alternativa terapêutica como coadjuvante no manejo e tratamento da doença oncológica, posicionando-se no futuro como uma das alternativas mais eficazes e seguras para deter a progressão desta doença. Assim, neste texto elaborado pela Pharmacology University, estudam-se os mecanismos fisiopatológicos do câncer, seus estágios e as formas como o sistema endocanabinóide atua para interromper sua progressão e os benefícios que sua administração pode ter na melhora clínica dos pacientes.

Uso de derivados da cannabis em pacientes com câncer